sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Software de montagem de célula.

Uma maneira de trabalhar a prática com os alunos é usando softwares educacionais que facilita seu entendimento.
O software laboratório de Biologia montando as células é uma ótima dica. É um tipo de animação/simulação que contempla os anos finas de ensino fundamental e o ensino médio.

O objeto apresenta simulação com a montagem de lâminas de microscópios, até atingir ao nível celular, onde ele deverá montar células de bactérias, vegetal e animal, com as estruturas celulares pertencentes a essas células.





Disponível para download em:
http://ambiente.educacao.ba.gov.br/conteudos-digitais/conteudo/exibir/id/1247
Montagem de Célula em 3 D

Para você precisa construir um modelo 3D de uma célula vegetal ou animal.
Siga os passos a seguir para fazer um modelo.
Aqui você vai ver que essa atividade é muito fácil e pode ser feita até mesmo com alguns utensílios de cozinha e comida.

=> Modelo de gelatina



1
Pegue os itens necessários para fazer as partes da célula. Você fará as partes da célula com vários itens de cozinha e comida. O que você vai usar vai de acordo com sua criatividade, mas aqui vão algumas idéias:
  • Núcleo, nucléolo e membrana nuclear: compre frutas com caroço, como ameixa, pêssego ou abacate. O caroço é o nucléolo, a fruta é o núcleo e a casca, a membrana nuclear.
  • Centríolo (ou centrossoma): eles devem ter formatos espetados, portanto uma opção, aqui, é colocar pedacinhos de palitos de dente em volta de bala de goma.
  • Complexo de Golgi: use pedaços cortados de papelão, wafers, bolachas, bananas cortadas ou qualquer coisa que possa ser amontoada na forma de uma sanfona.
  • Lisossomo: use doces pequenos e redondos ou gotas de chocolate.
  • Mitocôndrias: use feijão, uva passa ou casca de amendoins.
  • Ribossomos: use algo pequeno, como granulados, grãos de pimenta ou pimenta simples.
  • Retículo endoplasmático rugoso: use algo flexível, com uma superfície mais rugosa como, por exemplo, pretzels, doces de goma ou alcaçuz.
  • Retículo endoplasmático liso: use algo mais suave e flexível como, por exemplo, macarrão cozinho do tipo espaguete, gomas de minhocas ou massa feita com farinha de trigo.
  • Vacúolos: para a célula de um animal, use milho ou bala de amendoim. No entanto, vacúolos em células vegetais são bem maiores, portanto para essas células use uma massa em formato retangular.
  • Microtúbulos: use pedaços pequenos de macarrão espaguete, não cozinhado.
  • Cloroplastos (células vegetais): use ervilhas.
2
Escolha um molde. Você vai precisar de um molde para fazer sua célula, mas você precisa decidir, primeiramente, o tipo de célula que quer fazer. Células animais e vegetais tem formatos diferentes e, portanto, são feitas com moldes diferentes.
  • Se você está fazendo uma célula vegetal, a primeira coisa que vai precisar é de um refratário retangular, preferencialmente feito de porcelana. O refratário será a parede celular e membrana de seu modelo.
  • Se você está fazendo uma célula animal, precisará de um refratário redondo. O refratário pode ser a membrana celular. Você também pode tirar o modelo celular do refratário, cobri-lo com papel filme e chamá-lo de membrana.
3
Faça uma gelatina incolor. Se você não sabe fazer, as instruções da caixinha poderão te ajudar. Cuidadosamente, despeje o líquido quente no refratário. Coloque na geladeira e deixe lá por aproximadamente uma hora ou até que a gelatina esteja endurecida. Não espere até ela endurecer no ponto certo.
  • Caso não encontre gelatina incolor, compre a que tenha a cor mais clara, como amarelo ou laranja. Você também pode fazer sua própria gelatina e substituir a receita do suco por água.

4
Acrescente as partes da célula na gelatina. Coloque uma de cada vez. Uma boa opção para organizar os pedaços é a seguinte:
  • Coloque o núcleo perto do meio.
  • Coloque o centríolo perto do núcleo.
  • Coloque o complexo de Golgi perto do núcleo.
  • Ponha o retículo endoplasmático rugoso perto do núcleo.
  • Coloque o retículo endoplasmático liso no outro lado do retículo endoplasmático rugoso (longe do núcleo).
  • Coloque o resto onde couber. Tente não deixar muitas coisas em um só lugar.

Este ficheiro provém de um repositório partilhado e pode ser usado por outros projetos. Consulte a página de descrição do ficheiro para mais informações, por favor.

Software Célula virtual

Célula Virtual - Software educacional.

O software educacional célula virtual objetiva o complemento do ensino de biologia celular.

O programa é todo baseado em ligações, possibilitando ao aluno desenvolver sua utilização de forma não linear (pré-estabelecida). Essas ligações podem conduzir a textos e imagens. Geralmente os componentes que possuem ligações são facilmente identificados por se apresentarem de alguma forma destacadas (através da cor, sensibilidade ao passar do mouse, forma de botões, figuras sugestivas, etc)

Ideal para professores trabalharem com seus alunos do ensino médio.


Disponível para download em: 
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5544